Plínio Marcos Tsai
Resumo
É o segundo artigo, de cinco, que estuda a noção da experiência do nirvāṇainterpretada e classificada como ensinamentos na forma de conceitos (dharma). Na literatura budista há a classe do Abhidharma como registro estruturado conceitual desde o tempo do Buddha histórico (V a.C.). A estrutura fundamental de exposição dos esquemas conceituais se dá pelas Quatro Nobres Verdades. O estudo do presente artigo se volta para o corpo como materialidade e como sensorialidade e o impacto da experiência do nirvāṇa sobre ele. Verifica também a complexidade da tradução dos termos que classificam os fenômenos (dharmas) como: puros e impuros, virtuosos e viciosos, condicionados e incondicionados, sob o nome de elementos “do corpo”. A complexidade da tradução se dá em função do contexto do registro budista indiano e do cristão católico romano sob os termos kuśala e veris pieta, ambas traduzidas como virtude. Depois passa para uma explicação sobre os efeitos da experiência do nirvāṇa que podem ser sentidos a partir da meditação como supressão pela concentração não discursiva. Por fim, prepara o caminho para futuros estudos sobre as faculdades (indriya) e o impacto da experiência do nirvāṇa sobre elas.
Palavras-chave:
Corpo, nirvāṇa, abhidharma, Vasubandhu, virtude, experiência
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