MENU

Em um tempo de desafios tão numerosos e decisivos para o futuro da humanidade, as religiões de maneira geral têm encontrado dificuldades para articular respostas aos problemas contemporâneos e ao mesmo tempo preservar suas tradições e identidades. 

A Teologia da Libertação é uma linha teológica surgida no contexto latinoamericano e que busca justamente lidar com grandes problemas do mundo contemporâneo a partir de uma perspectiva cristã.

Neste curso ministrado pelo Prof. Dr. Jung Mo Sung, buscamos oferecer aos participantes de todos os credos um aprendizado que pode enriquecer as reflexões religiosas e sociais dos mesmos e abrir mais um canal de diálogo entre budismo e cristianismo para responder aos problemas atuais.

Aulas de 40 min (30 min de exposição + 10 min de 3 perguntas)

Ementa:

Vivemos em uma época de grandes problemas e desafios que vão definir o caminho da humanidade por muito tempo: a grande desigualdade social, a crise ambiental, a cultura neoliberal que enfraquece a democracia no campo político e os direitos humanos no campo social, e o avanço da inteligência artificial no campo tecnológico. Ao mesmo tempo, vemos no campo religioso a dificuldade em apresentar reflexões teológicas que enfrentem esses grandes desafios atuais a partir das suas identidades religiosas, que têm na sua origem sabedorias espirituais nascidas no mundo Antigo ou pré-moderno. É um dos papéis das teologias articular dialeticamente o que é “antigo”, que precisa ser mantido ou resgatado, e os desafios contemporâneos. O objetivo deste curso é apresentar o método e a originalidade teológica da Teologia da Libertação Latino-Americana com a finalidade de oferecer aos participantes, cristãos ou não, um caminho de reflexão metodológica que possa ser útil nas suas práticas e reflexões religiosas e sociais. Em especial, um método teológico que possa fortalecer o diálogo entre o cristianismo e o budismo em torno dos problemas acima apresentados.

Programação.

    1. O contexto do surgimento da TL e as grandes mudanças econômico-sociais na AL. 

    1. A noção de “opção pelos pobres” e o Deus que opta pelos pobres/vítimas.

    1. A relação dialética entre (a) a prática e a teoria; e (b) a ortopraxia e a ortodoxia.

    1. A Mediação Sócio Analítica e a filosofia na TL.

    1. A Mediação Hermenêutica e o círculo hermenêutico na TL.

    1. A Mediação Prático-Política e a razão utópica.

    1. Jesus e a encarnação de Deus no humano.

    1. A Igreja, comunidade de fé e o Reino de Deus.

    1. Deus Trino do cristianismo e a Trindade do Capitalismo como religião.

    1. Deus e a dignidade humana de todos/as e os direitos humanos hoje.

Horário: das 15:00 até 16:30 hs.

Datas:

28/02 

07/03

14/03

21/03

28/03

On-line pelo Zoom

Público: alunos do Instituto Pramāṇa (certificado apenas para os alunos que participarem ao vivo. O link da aula será enviado no grupo de graduandos.

Aulas disponíveis no YouTube:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress